sábado, 16 de abril de 2011

Fogos e Fogueiras

Fogos e Fogueiras
Você vai acampar? Que bom! Pode ser um camping com todo o conforto ou um lugar selvagem, onde a emoção e o contato com a Natureza são mais fortes. Mas, neste caso, você precisa se preparar mais.
Depois da preocupação com a água, o ítem mais importante é o fogo. Ele lhe dará calor, segurança e a garantia de uma comida quentinha. Ainda assim, não esqueça o ditado: "Quem brinca com fogo, pode se queimar."
Sua aventura em um acampamento rústico terá sucesso se você puser a mão na massa e aprender a usar o fogo como companheiro. Ele o ajudará a ter comida gostosa, iluminará a roda de amigos aquecendo o bate-papo, e garantirá um sono quentinho e livre da presença de animais indesejáveis.
Tipos de Fogueiras e suas aplicações
..  ... FOGO DE CAÇADOR
Um dos melhores para cozinhar, é o preferido dos exploradores. Escolha dois troncos verdes de cerca de 50cm de comprimento e 15cm de diâmetro cada. Coloque-os lado a lado, com a abertura mais larga virada para o lado do vento e a mais estreita será usada para apoiar as panelas. Mantenha o fogo baixo. Acrescente lenha só quando for necessário. O uso de carvão também é apropriado. Os troncos verdes podem ser substituídos por pedras grandes ou tijolos adequadamente empilhados.
..  .. FOGO ESTRELA
Nada melhor que fazer uma roda de amigos ao redor deste fogo. Ele é de longa duração, com calor brando. Consome pouco combustível e não é necessário cortar lenha. Junte alguns troncos ou galhos secos, disponha-os em forma de estrela de modo que todos se encontrem no centro, onde se acende uma pequena fogueira. À medida que as pontas vão se queimando, é só empurrar os pauzinhos mais para o centro.
..  ..FOGO REFLETOR
Para as noites frias, prepare este excelente aquecedor natural: construa uma pequena muralha com troncos verdes para dirigir o calor em uma só direção. Prepare a fogueira protegida na muralha. Cuide para que o vento sopre em direção à paliçada e não à barraca. Uma rocha ou barranco também podem funcionar como refletor. Neste caso, verifique se o local é bom para se armar uma barraca.
..  .. FOGO DE TRINCHEIRA
Este fogo consome pouca lenha, oferece menos riscos, não é incomodado pelo vento e não irradia tanto calor, sendo apropriado para os dias quentes. Construa uma valeta mais rasa e larga de um lado, e mais funda e estreita do outro, para que o vento sopre do lado mais largo para o mais estreito. Se o chão for duro, corte as bordas bem retas de modo que apóiem as panelas ou cruze sobre a cova alguns galhos verdes que possam apoiá-las. O único inconveniente deste fogo é ficar ao nível do chão, o que deixa seu uso um pouco desconfortável

Nenhum comentário:

Postar um comentário