IDENTIFICAÇÃO
Título do projeto:
“Descobrindo o Escotismo: Projeto de Insígnia de BP.”
Instituição de origem do Projeto:
- 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú – SESC / UEB – MA
Pioneiro responsável:
- Vinícius Sousa Abreu
Equipe de Execução:
- Pioneiros (Clã Camarade)
-Ana Beatriz Guimarães Cardoso
-Pedro Victor de Oliveira Ferreira
-Colbert Rodrigues
- Mariana bastos
- Junior Pereira
- Bárbara Isadora
- Pedro Henrique
- Michele Chinaia
Participação Especial
- Chefia do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru
Orientação técnica:
- Narcisa Enes Rocha – Diretora Pedagógica do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru
- Maria da Graça Pinto – Diretora Técnica do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú
- Pedro de Jesus Cardoso – Mestre Pioneiro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru
Abrangência:
· Cidade de São Luís – MAParticipação no XVII Salão da Leitura do Colégio Santa teresa
"O Salão da Leitura é um dos eventos mais tradicionais do Colégio Santa Teresa, momento em que os alunos apresentam poesias, peças teatrais, participam de rodas de leitura e outras atividades literárias. O Santa Teresa é uma das escolas de São Luis onde se encontram o maior número de Escoteiros, foi inclusive a minha escola e a da pioneira Bia Cardoso"
No dia 26 de maio, o Projeto "Descobrindo o Escotismo" finalizou-se com a participação do Clã CAMARADE, representando o 4º GEVIC e os Escoteiros do Maranhão., no XVII Salão da leitura do Colégio Santa Teresa.
O Clã montou uma exposição dentro da escola com barracas, quadro de nós, banners, bastões, lenços, bandeiras etc.
O evento contou com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e visita dos estudantes de Ensino Médio, além da presença de professores, pais e demais educadores.
Após várias palestras, os estudantes interessados em participar do Movimento Escoteiro, levaram os pais para o evento para que eles pudessem tirar todas as dúvidas com os pioneiros ali presentes. Os pais aprenderam um pouco sobre o nosso projeto pedagógico, pegaram nossos contatos e assumiram o compromisso de levar os filhos para conhecer o escotismo.
O evento contou com a presença dos Pioneiros: Vinícius Sousa Abreu, Bia Cardoso, Pedro Victor, Robertson Rodrigues, Marina Soares, Mariana Rodrigues e Júnior Pereira.
DESENVOLVEU TAMBÉM, COMO PARTE DAS AÇÕES PLANEJADAS, PALESTRAS SOBRE O MOVIMENTO ESCOTEIRO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS
Palestra nas Escolas: Colégio Cei-Coc
No dia 15 de maio de 2012, o Clã Camarade esteve presente na Escola Cei-Coc de São Luis para mais um dia de palestras sobre o escotismo.
A palestra foi realizada a pedido da escola que possui um grande número de escoteiros estudando na mesma.
As palestras foram dadas para todas as turmas de ensino fundamental, sendo as para o ensino médio marcadas para uma outra oportunidade.
As palestras foram elogiadas pela direção da escola, que acabou convidando o Movimento Escoteiro para participar do Salão da Leitura da Escola.
A direção e professores ainda mostraram interesse em montar um grupo escoteiro dentro de suas dependências.
Palestra nas escolas: Escola Santa Teresa
Após programação e contato com várias escolas de São Luis, começamos as palestras em escolas particulares e públicas da nossa capital. A primeira ocorreu no dia 09 de maio de 2012, na escola Santa Teresa, com turmas de ensino fundamental.
As palestras se arrastaram pelas semanas seguintes, com grande participação e aprovação pelas escolas e pelos alunos. Os resultados foram vistos já no final de semana seguinte, com a entrada nos grupos de novos membros.
Tentamos mostrar nas palestras um pouco sobre o escotismo, atráves de slides e vídeos. Contamos um pouco da história do escotismo, lei, promessa, traje, distintivos, projetos sociais, acampamentos etc.
Para o Colégio Santa teresa, demos palestras para turmas de 6º, 7º , 8º, 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º série do Ensino Médio.
Foram 4 dias de palestras no Colégio Santa Teresa, sendo que a última para turmas de segundo ano foi transmitida ao vivo para um pioneiro da rede de jovens do Rio Grande do Norte, o Daniel Capistrano.
II e III pesquisa Estatística
No dia 19 de novembro, a segunda e a terceira pesquisa foram realizadas, nos grupos escoteiros 1º GECON e 20º GEJORNA, com o total de 40 entrevistados.
A pesquisa consistia em quatro perguntas: Como ficou sabendo do Movimento Escoteiro? Qual o motivo da entrada no movimento? Em que ramo entrou no movimento? E o que mais gosta no movimento?
As perguntas variaram entre lobinhos, escoteiros, seniores e guias, pioneiros e chefia.
Quanto aos resultados das pesquisas:
Quanto ao ramo de entrada no Movimento Escoteiro, percebemos nas pesquisas que a grande maioria dos escoteiros entrou na alcatéia e no ramo escoteiro, diminuindo bruscamente nos ramos seguintes.
Quanto ao motivo da entrada, percebemos uma variação grande entre amigos, família e vontade própria, variando quanto a idade do jovem.
Quando perguntamos sobre o meio que tiveram conhecimento do Movimento Escoteiro, cerca de 90% souberam do escotismo através de amigos ou familiares. Os meios de comunicação se mostraram ineficientes.
Parabéns Vinicius pelo excelente trabalho realizado.Nossa Alcateia está cheia mas em atenção ao seu trabalho, temos recebido mais crianças.
ResponderExcluir